Events in Março 2023–Fevereiro 2024
-
Aldeia de Busteliberne - Serra da Cabreira Aldeia de Busteliberne - Serra da Cabreira
–
Janeiro 28, 2024Em plena serra da Cabreira, à cota de 800 metros, ergue-se a aldeia de Busteliberne, no concelho de Cabeceiras de Basto. Pensa-se que Busteliberne terá começado por ser um conjunto de tradicionais abrigos de pastores, tendo depois progressivamente evoluído para o aglomerado rural que conhecemos hoje. É uma aldeia tipicamente serrana, com as suas casas e moinhos dispostos em socalcos, chegando a confundir-se com rochas.
A aldeia está assente numa encosta acentuada, o que lhe permite uma vista privilegiada sobre o que a rodeia. Lameiros bem verdes, casas agrícolas, cortes para o gado, e sinais que a aldeia vai continuar. Há lavadouros, há tanques, há espigueiros e há uma ruralidade pura. E gado ‘dourado’ a pintalar os pastos.
Busteliberne é uma aldeia do norte de Portugal que reúne vários mundos, – o rural, o natural e o animal -, num só. Um pequeno, grande mundo! -
Leilão das Carnes - Aldeia de Travassos Leilão das Carnes - Aldeia de Travassos
–
Fevereiro 4, 2024A Pé na Terra - Eventos em parceria com a Câmara Municipal de Mondim de Basto, vai realizar mais uma vez o tradicional Leilão das Carnes na Aldeia de Travassos, integrada na Rede Nacional das “Aldeias de Portugal”. Próxima do Parque Natural do Alvão, implantada na encosta de um monte solarengo, é composta por 3 pequenos aglomerados habitacionais, que combinam as casas de granito e os seus telhados de telha em barro e lousa, os tanques e as fontes, os espigueiros e as eiras, as alminhas e as cruzes, os terrenos férteis e a montanha, num complexo de estruturas rurais que envolvem o turista num ambiente autêntico e de uma ordem harmoniosa e natural.
O Leilão das Carnes é uma tradição antiga e genuína nesta aldeia do concelho de Mondim de Basto, classificada como Aldeia de Portugal, que são um novo conceito que se diferencia da restante oferta por proporcionar aos seus visitantes a Experiência da Ruralidade. -
Aldeias Vernaculares - Aldeias de Alvadia - Lamas - Favais Aldeias Vernaculares - Aldeias de Alvadia - Lamas - Favais
–
Fevereiro 18, 2024O roteiro do percurso passa pelas as aldeias de Alvadia, Lamas e Favais do concelho de Ribeira de Pena. Por estes caminhos e aldeias, passou o nosso escritor Camilo Castelo Branco, quando partia de Vilarinho de Sarmandã até Ribeira de Pena, onde se casou aos 16 com Joaquina Pereira de França e viveu no lugar Friúme, em Ribeira de Pena, onde o Roteiro Camiliano existe ainda hoje e percorre alguns locais de importância na vida e especialmente na obra do escritor. É o caso da Ponte de Cavez, na freguesia homónima e no concelho de Cabeceiras de Basto: uma construção do século XIV que cruza o Tâmega e aparece no conto “Como ella amava” e na peça teatral “O Lobisomem”.