Logo-P-NA-TERRA_site

DIÁRIO DO NOSSO CAMINHO

16 a 22 de Maio

O Caminho faz-se caminhando…

Este itinerário ganhou relevância sobretudo a partir do século XII, após a independência de Portugal. O seu traçado herda estradas e caminhos antigos, como a Via XIX, construída no século I d. C., que ligava Braga a Astorga através de Ponte de Lima, Tui, Pontevedra, Santiago e Lugo, e que foi uma das calçadas romanas mais importantes, pois estruturou a Gallaecia. Uma variante deste Caminho pela costa atravessa o rio Minho pel’A Guarda e, sempre junto ao mar, conflui com a interior em Redondela.

O culto jacobeu teve no Caminho Português um território fundamental para entender a verdadeira dimensão internacional do fenómeno das peregrinações. Este itinerário ganhou relevância sobretudo a partir do século XII — após a independência de Portugal, a meados do século.

Dia 1, 16 de Maio 2022 Etapa: Valença do Minho-Porrinho. Estamos cansados mas de ❤ cheio por termos completado esta primeira etapa do Caminho. Uma etapa onde cada passo foi repleto de intensidade num caminho de superação, desapego e muito autoconhecimento. Um momento onde o encontro com o nosso eu interior é realmente inevitável! Os nossos peregrinos e companheiros que embarcam nesta aventura física e espiritual são um grupo muito bem-disposto que curam as dores do Caminho com uma boa gargalhada. Até amanhã! Bom Caminho!

Dia 2, 17 de Maio Etapa: Porrinho - Redondela. Cedo nos pusemos ao Caminho para aproveitar o que de bom este percurso nos pode proporcionar. A chuva fez-nos companhia, contudo não nos demoveu e continuámos a nossa caminhada com a mesma alegria com que iniciámos esta vivência! A chuva só tornou o Caminho um pouco diferente, a paisagem ficou diferente e intensificou os cheiros. Amanhã será outro dia!

Dia 3, 18 de Maio Etapa: Redondela - Pontevedra. Podemos afirmar que é das etapas mais bonitas, onde a natureza e o Casco Velho de Pontevedra são deslumbrantes. O Caminho levou-nos por bosque, floresta, parques, junto ao rio, caminhamos entre o verde e o barulho das águas… e no fim do percurso, muita história. O centro histórico de Pontevedra é hospitaleiro, tal como diz o ditado popular “Pontevedra dá de beber a quen pasa”. E agora vamos descansar, com a proteção da Virgem Peregrina 🙂

Dia 4, 19 de Maio Etapa: Pontevedra - Caldas dos Reis. E o Caminho continua... um percurso igual para todos mas que na verdade é o caminho de cada um, até ao mais ínfimo do seu ser. É uma viagem de pessoas alegres, sempre em conexão com a Natureza, com outros peregrinos, um caminhar sobre sensações boas capazes de espoletar as mais profundas emoções. Estamos cansados! Estamos felizes! Amanhã é um novo dia!

Dia 5, 20 de Maio Etapa: Caldas de Reis - Padrón. Descobrimos que o Caminho é mágico! Vamos somando passos em mais uma jornada, com esforço, bolhas, dores e essencialmente vontade em alcançar o tão momento esperado, o da chegada a Santiago de Compostela. Santiago de Compostela vai ficando cada vez mais perto. Todos temos os nossos motivos para fazer esta peregrinação e a chegada vai ter, certamente, um gostinho especial e diferente para cada um dos nossos peregrinos. O nosso estado de alegria e boa disposição que experimentámos ao longo destes cinco dias, atenua-se com o fim a chegar e invade-nos um sentimento de pena de chegar e de encerrar um capítulo tão bom da nossa existência. Descobrimos que o Caminho não termina ali, em Santiago de Compostela. A Santiago sempre se vai, nunca se chega e é este sentimento que nos deixa felizes e com esperança em novos Caminhos! Vamos reabastecer as forças e cuidar das emoções, amanhã vamos receber o troféu da perseverança, do desapego, da união, do companheirismo!

Dia 6, 21 de Maio Etapa: Padrón - Santiago de Compostela. A chegada emotiva a Santiago de Compostela! Pelo Caminho avista-se a Catedral de Santiago e as emoções afluíram, nunca um sonho esteve tão perto de se tornar realidade. O Caminho tem destas sensações, boas que põem à prova as nossas capacidades e motivam o nosso Eu a querer chegar mais longe. Mais longe porque fomos juntos! A recompensa está em erguer o olhar e contemplar o esplendor da Catedral de Santiago de Compostela e agradecer a Santiago o Caminho!

Somos feitos de momentos. A nossa bagagem tem aventura, emoção e paixão pela natureza, por lugares de antigamente com saber e sabor único. Vivemos e guardamos experiências fantásticas e memoráveis. Somos Pé na Terra!

Pé na terra, percursos pedestres, caminhadas aquáticas, roteiros levadas, eventos, travessias
Pé na terra, percursos pedestres, caminhadas aquáticas, roteiros levadas, eventos, travessias
RNT AAT 591_2020
Facebook
Instagram
WhatsApp