Rota das Amendoeiras em Flor e Camino de Hierro
A Rota das Amendoeiras que se distribui pelos lugares de Torre de Moncorvo, Barca d´Alva e Alfândega da Fé, é um roteiro de percursos pedestre que se distingue pelas paisagens de amendoais que, durante a primavera, se cobrem de um manto branco e rosado digno de admiração que enchem a vista com as paisagens dos montes e vales do nordeste transmontano e Douro que ganham nova cor nesta altura do ano.
Nada como observar estas paisagens encantadoras e caminhar por entre as curvas dos montes, na altura em que as amendoeiras florescem e aromatizarem o ar, com o doce perfume que anuncia a primavera.
Entre estas maravilhas da Primavera, vamos percorrer a calçada de Alpajares, romano-medieval, também conhecida como Calçada do Diabo (em alusão à sua lenda, segundo a qual terá sido construída num único dia, após a realização de um pacto com o diabo) ou Calçada dos Mouros, como é mais conhecida pelas populações locais
Um trilho de notório interesse cultural, histórico, arqueológico, geológico e paisagístico, que se desenvolve no município de Freixo de Espada à Cinta, no vale da ribeira do Mosteiro, junto à sua foz no Rio Douro, perto de Barca de Alva.
Para finalizar, vamos dar um saltinho aos ''nuestros hermanos'' e percorrer o Camino de Hierro, um percurso pedonal, que decorre por um trecho da linha férrea encerrada ao tráfego, que conjuga a grandiosidade da engenharia civil mais representativa do séc. XIX, aliada com uma natureza privilegiada.
Neste percurso irá percorrer as pontes suspensas em desfiladeiros impossíveis, a escuridão dos túneis perfurados na rocha viva e a amplitude das paisagens que fazem parte de um ecossistema único.
Este é um passeio de sonho e surpresas que vos espera! Tenho a certeza que vão adorar e, sem dúvida, um dia querer voltar.
Venha daí conhecer estas maravilhas de Trás os Montes! Uma região desconhecida, mas muito bela!