• Caminhada Noturna – Equinócio da Primavera

    Informações em Breve! 📢
    Fiquem atentos, pois em breve disponibilizaremos todas as informações.
    Agradecemos pela paciência e pelo interesse. Fiquem de olho nas nossas redes sociais e no nosso site para serem os primeiros a saber!

  • ABRE ASAS – Aldeia de Pardelhas – Festa do Cabrito e do Mel

    Aldeia de Pardelhas

    Em parceria e no âmbito do Evento ''ABRE ASAS até MONDIM'', promovido pelo Município de Mondim de Basto, a Pé na Terra - Eventos, vem dar a conhecer através de uma caminhada a deslumbrante aldeia de Pardelhas, que se encontra numa encosta entre as Serras do Alvão e Marão,  com as sua casas rurais, construídas …

  • Serra do Vaqueiro – Caminhada da Urze e da Carqueja

    Serra do Vaqueiro

    Nesta altura do ano, uma completa explosão de cores!!! Os amarelos da carqueja conjugados com os lilases da urze enfeitam os cimos das montanhas com cores fabulosas!

    A estação da primavera é a estação das flores que embeleza a natureza e convida à um passeio pelos seus caminhos. São inúmeros os locais na região de Basto onde podemos desfrutar dos encantos da Primavera e, a Serra do Vaqueiro em Mondim de Basto, é um lugar de excelência para respirar ar puro, ouvir e ver os pássaros livres, apreciar as abelhas no seu valioso trabalho de polinização e tudo isso, pode ficar registado na memória ou na máquina fotográfica.

  • Rota das Amendoeiras em Flor e Camino de Hierro

    A Rota das Amendoeiras que se distribui pelos lugares de Torre de Moncorvo, Barca d´Alva e Alfândega da Fé, é um roteiro de percursos pedestre que se distingue pelas paisagens de amendoais que, durante a primavera, se cobrem de um manto branco e rosado digno de admiração que enchem a vista com as paisagens dos montes e vales do nordeste transmontano e Douro que ganham nova cor nesta altura do ano.
    Nada como observar estas paisagens encantadoras e caminhar por entre as curvas dos montes, na altura em que as amendoeiras florescem e aromatizarem o ar, com o doce perfume que anuncia a primavera.
    Entre estas maravilhas da Primavera, vamos percorrer a calçada de Alpajares, romano-medieval, também conhecida como Calçada do Diabo (em alusão à sua lenda, segundo a qual terá sido construída num único dia, após a realização de um pacto com o diabo) ou Calçada dos Mouros, como é mais conhecida pelas populações locais
    Um trilho de notório interesse cultural, histórico, arqueológico, geológico e paisagístico, que se desenvolve no município de Freixo de Espada à Cinta, no vale da ribeira do Mosteiro, junto à sua foz no Rio Douro, perto de Barca de Alva.
    Para finalizar, vamos dar um saltinho aos ''nuestros hermanos'' e percorrer o Camino de Hierro, um percurso pedonal, que decorre por um trecho da linha férrea encerrada ao tráfego, que conjuga a grandiosidade da engenharia civil mais representativa do séc. XIX, aliada com uma natureza privilegiada.
    Neste percurso irá percorrer as pontes suspensas em desfiladeiros impossíveis, a escuridão dos túneis perfurados na rocha viva e a amplitude das paisagens que fazem parte de um ecossistema único.
    Este é um passeio de sonho e surpresas que vos espera! Tenho a certeza que vão adorar e, sem dúvida, um dia querer voltar.
    Venha daí conhecer estas maravilhas de Trás os Montes! Uma região desconhecida, mas muito bela!

  • Caminho de Santiago – Sanabrês

    Via da Prata - Caminho de Santiago

    O Caminho de Santiago Sanabrês é uma rota alternativa à Via da Prata que, após ter passado a cidade de Zamora, desvia-se para a província de Ourense.
    A origem deste caminho esteve sempre ligada a Via da Prata, uma estrada de grande importância no passado, uma vez que ligava o sul da península com o norte. Desta forma, serviu para a circulação de comerciantes e agricultores durante a época da colheita, assim como Canhada Real para aqueles que se dedicavam ao pastoreio tradicional de transumância.
    Também conhecido como o Caminho Moçárabe, o Caminho Sanabrés é uma alternativa cada vez mais popular para os peregrinos que percorrem a Vía da Prata. Desta forma, é como se tivesse concluído duas rotas jacobeias numa única peregrinação.
    O Caminho Sanabrés é uma opção altamente recomendada para desfrutar de mosteiros e templos de grande valor histórico, assim como de um ambiente natural único, evitando as multidões de peregrinos de outros caminhos.

  • Serra Peneda – Gerês

    Gerês

    Para os amantes que gostam da natureza, a serra da Peneda é um dos mais fantásticos trilhos no Parque Nacional da Peneda e Gerês.
    Como em todos os trilhos no Gerês, sentimos uma grande harmonia com a natureza e os nossos olhos são sempre presenteados com paisagens arrebatadoras e belezas naturais que nos deixam sem palavras, apenas contemplação.
    Cada canto deste trilho revela uma surpresa: percurso que serpenteiam por rochas entre vales. É um lugar onde o silêncio da natureza só é interrompido pelo som do vento e pelo canto das aves, criando um ambiente de profunda serenidade.
    Este trilho oferece uma experiência única em contacto direto com a natureza e a diversidade natural é um convite à descoberta desta serra, onde esta experiência será inesquecível.

  • Rota dos Faróis – Malpica | Laxe

    Galiza , Espanha

    Descobre e explora o teu lado mais aventureiro!!
    Gostaria de parar alguns dias da rotina diária e mergulhar numa aventura chamada ‘’O Caminho dos Faróis”?  É considerado por muitos caminheiros, um dos itinerários a pé mais bonitos para se fazer na Península Ibérica.
    Espetacular rota que nos leva pelas bordas do mar visitando todos os faróis que vamos encontrando. 
    Esta saída é uma incitação para o descobrimento de uma parte da Galiza pouco conhecida e que não nos deixará indiferente. Uma combinação tanto para os amantes do mar como da montanha. Em certos lugares, estaremos imersos num espetacular bosque e em outras, tomando banho no mar em praias absolutamente de sonho.
    Mar e montanha. Uma combinação entre praias, bosques, rios, dunas, falésias, faróis, por do sol. Assim é a aventura na Rota dos Faróis, na Costa da Morte, o nome deve-se a ser um dos litorais do mundo onde mais embarcações naufragaram, cerca de 700 barcos, daí, a existência de inúmeros faróis. 
    Quer experimentar? Prepare a sua mochila e venha connosco!!!

  • Travessia Planalto Gevancas

    Informações em Breve! 📢
    Fiquem atentos, pois em breve disponibilizaremos todas as informações.
    Agradecemos pela paciência e pelo interesse. Fiquem de olho nas nossas redes sociais e no nosso site para serem os primeiros a saber!

  • Passeio 4×4 – Aldeias da Serra do Marão

    Serra do Marão

    Informações em Breve! 📢
    Fiquem atentos, pois em breve disponibilizaremos todas as informações.
    Agradecemos pela paciência e pelo interesse. Fiquem de olho nas nossas redes sociais e no nosso site para serem os primeiros a saber!

  • Caminho de Santiago – Finisterra

    Caminho Santiago de Compostela

    Um dos segredos mais bem guardados do Caminho de Santiago é a possibilidade de prolongar a peregrinação até a lendária Costa da Morte. O Caminho para Fisterra e Muxía é o único que começa na Plaza del Obradoiro, em Santiago de Compostela, onde terminam os percursos jacobinos restantes. São 120 quilômetros percorridos em seis etapas fáceis e sem desníveis consideráveis.
    É um percurso tranquilo e cheio de misticismo, já que o destino é o cabo de Fisterra, considerado na época romana o ‘fim do mundo’. Isto e as impressionantes paisagens que atravessa, com belas aldeias, vilas piscatórias, faróis e falésias, fazem com que este percurso adicional à peregrinação jacobina tenha cada vez mais peregrinos. Além da visita ao Santuário de A Barca, em Muxía, e ao Santo Cristo de Fisterra, ao longo do percurso também esperam por você cantos espetaculares em meio rural, como o leito do rio Sarela ou a região pecuária de Xallas. Esta diversidade dará a você a possibilidade de experimentar as mais apreciadas iguarias da gastronomia galega.

  • Caminhada Noturna – Solstício de Verão

    Informações em Breve! 📢
    Fiquem atentos, pois em breve disponibilizaremos todas as informações.
    Agradecemos pela paciência e pelo interesse. Fiquem de olho nas nossas redes sociais e no nosso site para serem os primeiros a saber!

  • Caminhada aquática – Rio Póio

    Rio Poio

    O rio Póio nasce na serra do Alvão, percorrendo uma falha geológica, com cerca de 400 metros de desnível, em maciço granítico, fazendo-o através de magníficas cascatas. O “Cai D’Alto”, a mais emblemática de todas essas cascatas, com cerca de 60 metros de altura, forma uma magnífica lagoa.
    A melhor forma de conhecer os lugares mais incríveis, é caminhando, e este é o desafio que lançamos para conhecer este rio, um dos mais bonito e escondido de Portugal.
    Neste Verão, venha conhecer e mergulhar nas mais belas lagoas do rio Póio. As suas águas puras, límpidas e frescas, correm suavemente entre as rochas e formam cascatas que convidam a uma massagem natural e relaxante num perfeito anfiteatro natural.
    A subida do rio Póio, encravado no seu vale selvagem, proporciona uma aventura e paisagens deslumbrantes. Aventure-se e deslumbre-se com as maravilhas do rio PÓIO.

Facebook
Instagram
WhatsApp